ONS adia uso de termelétricas para região Nordeste

05/12/2003 - 17h05

Brasília, 5/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Mário Santos, informou que será adiada por mais uma semana a geração de energia das usinas térmicas emergenciais, para abastecer a região Nordeste, por causa das chuvas que caíram em Belo Horizonte, Três Marias (MG) e Bom Jesus da Lapa (BA), que poderão ajudar na melhoria dos níveis dos reservatórios.

As termelétricas emergenciais foram contratadas pelo governo para evitar um novo racionamento de energia no país e são pagas pelo seguro-apagão, encargo cobrado na conta de luz dos consumidores.

Mario Santos informou também que o ONS não vai aumentar, na próxima semana, a geração de energia das usinas térmicas movidas à gás natural. Ontem, elas geraram 349 MW (megawatts) para o Nordeste, mas devem chegar a 370 MW. "Nós estamos protelando a utilização de fontes que levariam a um gasto maior para a sociedade", justificou Santos, destacando as vantagens das usinas à gás, que produzem energia mais barata do que a energia térmica produzida pelas termelétricas emergenciais.