Rio, 5/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O número de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro teve aumento de 47,6% em novembro, na comparação com igual mês do ano passado, somando 936,4 mil e batendo novo recorde, pelo terceiro mês consecutivo.
De acordo com avaliação do superintendente do CDL-Rio, Ubaldo Pompeu, "este é o índice mais alto do ano e confirma a expectativa do comércio lojista do Rio em relação às vendas de fim de ano". As consultas ao SPC, acrescentou, "sinalizam que as vendas a crédito estão aumentando, impulsionadas pela queda das taxas de juros e pela redinamização do crediário pelas grandes redes de varejo". Pompeu disse considerar que o novo ciclo positivo do comércio lojista carioca teve início a partir de setembro.
Outro dado positivo para o setor, detectado pelo SPC, foi o aumento de 39% nas quitações de dívidas pelos consumidores em novembro, em relação ao mesmo mês de 2002.
No acumulado janeiro/novembro, as consultas ao SPC somaram 7,8 milhões, com incremento de 13,4% sobre os 11 primeiros meses do ano passado.
Em relação à inadimplência, a pesquisa do CDL-Rio mostrou que o índice diminuiu apenas 0,4% em novembro, caindo entretanto 8,6% no acumulado do ano, o que significa que os consumidores estão restabelecendo seu crédito para compras, analisou Ubaldo Pompeu. No entanto, segundo o presidente do CDL-Rio, essa recuperação "não reverterá os resultados desastrosos registrados pelo comércio lojista do Rio, em 2002".