São Paulo, 5/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Pelo quarto mês consecutivo o setor da construção civil do País manteve, em setembro passado, a alta do nível de emprego, com a abertura de 7,9 mil vagas, correspondente a uma variação de 0,66% em relação a agosto. Mesmo assim, ainda está 3,81% abaixo do número de postos oferecidos em igual período do ano passado, quando as contratações atingiram 47,5 mil trabalhadores.
Numa situação inversa, a construção civil paulista efetuou 1.488 demissões, reduzindo em 0,42% as ofertas de vagas em relação ao mês anterior na quarta queda mensal. Na comparação com igual período do ano passado, o recuo é ainda maior: 2,68%, ou 9,7 mil vagas suprimidas.
De acordo com os dados divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), com base em pesquisa do Ministério do Trabalho, existem hoje atuando na construção civil de todo o País 1,2 milhão de trabalhadores formais, enquanto a construção civil paulista emprega 351,1 mil pessoas.