Brasília, 5/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Brasil superou com facilidade o Canadá em sua estréia na VI Copa Latina de Beach Soccer (futebol de areia). A seleção brasileira venceu por 7 a 1 nesta sexta-feira (5), na Praia de Camburi, no Espírito Santo e, agora, lidera a competição com 3 pontos, ao lado de Portugal, que bateu a Argentina por 6 a 2 na partida preliminar. Júnior Negão e Bruno Malias fizeram dois gols cada um. Os demais gols foram marcados por Buru, Camilo e Jorginho. Neném foi eleito o melhor jogador da partida.
Os brasileiros entraram em quadra com uma grande força ofensiva. Logo no primeiro período, fizeram quatro gols e deram poucas chances de reação para os canadenses. Buru abriu o placar com um belo chute de longa distância, escolhido como o mais bonito do jogo. Júnior Negão marcou o segundo e Bruno Malias, o terceiro, poucos segundos após ter entrado em quadra. Júnior Negão ampliou ainda no primeiro período.
Os canadenses sentiram o forte calor de Vitória. Quando deixaram o Canadá, a temperatura local era de 15 graus negativos. Os brasileiros tiveram a posse de bola a maior parte do jogo, o que limitava ainda mais o desempenho do adversário. No segundo período, Camilo e Jorginho marcaram. Coelho diminuiu para o Canadá, em um lance de desatenção da defesa brasileira.
No terceiro período, o Brasil passou a administrar o resultado. O Canadá limitava-se à defesa. No final, Bruno Malias fechou o placar, com um chute preciso no canto, sem chances para o goleiro Tomsons. "O importante é iniciar a Copa Latina com vitória, não importa o resultado", explicou Camilo, que teve uma torcida especial na arquibancada, formada por muitas crianças, em sua maioria alunos do jogador, que é professor de Educação Física na rede estadual. "Todo mundo quer dificultar o jogo para o Brasil".
Para Jorginho, o Brasil peca, às vezes, por ser muito perfeccionista e ter a missão de dar espetáculo. "Perdemos muitos gols e demos espaço para o contra-ataque canadense", justificou. "Enfrentar uma equipe toda fechada e disposta apenas a destruir é complicado."
Segundo o técnico Índio, o time brasileiro estava um pouco ansioso, o que prejudicou a sua organização em quadra. "Com paciência, é possível criar as jogadas, marcar os gols e definir a partida", destacou o treinador, que não fará alterações para a partida deste sábado (dia 6) contra a Argentina.
Para os canadenses, apesar da derrota por 7 a 1, o jogo foi bom. "Imaginei que fossemos sofrer um massacre, mas o time resistiu bem à pressão do Brasil", contou Djamel, que, ao lado de Christian Prévost, foi o técnico canadense. "Nossa marcação quebrou o ritmo do Brasil", comemorou Christian. O próximo jogo do Canadá será também neste sábado contra a forte seleção de Portugal, às 8h45. O Brasil joga na seqüência.