Basquete brasileiro tem segunda derrota nos Jogos Parapanamericanos de Mar del Plata

05/12/2003 - 16h16

Brasília, 5/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O basquete brasileiro em cadeira de rodas voltou às quadras hoje, no segundo dia de competição dos Jogos Parapanamericanos de Mar del Plata, na Argentina. Depois de perder ontem para os Estados Unidos, atual campeão do mundo, os brasileiros foram derrotados, nas duas categorias, pelos canadenses: no masculino, por 76x44 e no feminino, por 66x43.

As duas derrotas, no entanto, não desclassificam o Brasil. A fórmula do campeonato coloca em confronto, na segunda fase, todos os oito concorrentes às três vagas das Américas para Atenas-2004. A chave do Brasil tem também o México, adversário direto às pretensões brasileiras de estar na Grécia no ano que vem. A outra chave é constituída por Argentina, Uruguai, Colômbia e
Venezuela. Basta ao Brasil chegar ao término da competição como terceiro colocado para garantir presença na Paraolimpíada de Atenas. Amanhã (6), o compromisso do Brasil, nas duas categorias, é contra o México.

Pela primeira vez, o vôlei paraolímpico do Brasil participa de uma competição internacional patrocinada pelo Comitê Paraolímpico Internacional. A estréia da equipe feminina foi contra a forte equipe dos Estados Unidos. As norte-americanas venceram por 3x0, com parciais de 25x10, 25x13 e 25x13. A favor das brasileiras está o fato de que tiveram muito pouco tempo para
treinar uma modalidade que foi iniciada recentemente no país com características
oficiais e com objetivo de alto rendimento.

Amanhã, às 9h30, o vôlei masculino estréia no circuito mundial, realizando dois jogos: o primeiro, às 9h30, contra a Costa Rica; o segundo, às 14h30, contra os Estados Unidos. A expectativa, segundo João Batista Carvalho, presidente da Confederação Brasileira de Vôlei Paraolímpico, é de que o basquete masculino brasileiro garanta a vaga para os Jogos da Grécia em 2004.