Brasília, 3/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério do Esporte e o Programa Fome Zero vão promover uma campanha de solidariedade durante a rodada de clássicos regionais do Campeonato Brasileiro, no dia 12 de outubro. Serão realizadas sete partidas tradicionais envolvendo grandes torcidas adversárias: Flamengo x Vasco, São Paulo x Corinthians, Atlético-MG x Cruzeiro, Grêmio x Internacional, Figueirense x Criciúma, São Caetano x Santos e Vitória x Bahia - que poderá passar do dia onze para o dia doze.
Os primeiros acertos da campanha foram feitos hoje (03), em reunião do ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, com o assessor especial da Presidência da República, Frei Beto, que coordena a mobilização social do Fome Zero, no Palácio do Planalto. Junto com o representante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Weber Magalhães, o presidente do Clube de Regatas Flamengo, Helio Ferraz, e o representante do Vasco da Gama, Ricardo Vasconcellos, eles discutiram formas para que os torcedores colaborem com o programa de erradicação da fome do governo federal.
Entre as propostas, estão a redução do preço dos ingressos para quem levar 1 kg de alimento não-perecível aos estádios ou o repasse de parte da arrecadação das partidas para o Fome Zero. Ficou definido que durante os jogos, no centro de campo e nas placas publicitárias ao redor, será exibido o logotipo do programa, com o telefone para informações, 0800-707 2003. Também foi marcada uma partida no Maracanã, antes de Vasco x Flamengo, da qual participarão várias personalidades dos meios esportivo, artístico e intelectual, e o ministro Agnelo Queiroz.
A rodada especial foi organizada como parte das manifestações para marcar o Dia Internacional da Alimentação (14/10). Frei Beto elogiou a oferta dos times para ajudar o Fome Zero, dizendo que ela demonstra que o povo brasileiro é solidário. "O programa transcende partidos, religiões e ideologias. Trata-se de praticar justiça e ajudar que milhares de brasileiros que passam fome caminhem para a inclusão social", afirmou.
O ministro Agnelo Queiroz considerou que o esporte tem um grande poder de mobilização e poderá sensibilizar a população para participar do Fome Zero. "Tenho certeza que isso vai calar fundo na sociedade brasileira para ajudar cada vez mais esse programa, que além de resolver um problema emergencial de matar a fome de milhares de pessoas, tem também uma atividade que estimula o desenvolvimento da renda em comunidades carentes no país", disse.
Além dos jogos do Campeonato Brasileiro, o Programa Fome Zero está organizando uma série de eventos entre os dias 09 e 19 de outubro. Um campeonato de vôlei deve acontecer em Brasília, além de uma grande exposição com oito estantes temáticos tratando de soluções bem sucedidas para o problema da fome.