Porto Alegre, 26/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - Com situação de emergência decretada pelo prefeito Ivori Sartori, aulas suspensas por tempo indeterminado em oito escolas do município e comércio com as portas fechadas, a situação é cada vez mais tensa em Faxinalzinho, na região norte do Rio Grande do Sul, a 415 quilômetros da capital.
Cerca de 250 índios da tribo Caingangue fazem manifestações exigindo a posse de 31,5 mil hectares de terras, área que corresponde a todo o município de Faxinalzinho e parte dos municípios de Erval Grande e Benjamin Constant do Sul.
Procurando neutralizar a ação dos índíos, o número de brancos residentes nos três municípios, que era de 300 ontem, aumentou hoje para mais de 800, em um acampamento que também foi deslocado para apenas 150 metros de onde estão os índios, em uma estrada vicinal interrompida, que liga Faxinalzinho a Erval Grande. Os ocupantes das terras garantem que têm documentação de compra regularizada e datada a partir de 1849.
Apenas 10 policiais da Brigada Militar estão no local para manter a ordem. O prefeito Ivori Sartori encaminhou pedido de reforço ao governo do Estado, o que deverá ocorrer amanhã (27).