Lula faz visita oficial ao Peru em agosto

22/05/2003 - 22h21

Cuzco (Peru), 22/05/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acertou, hoje, com o presidente peruano, Alejandro Toledo, que sua visita oficial ao Peru será em 25 de agosto. Os dois Chefes de Estado se encontraram no Hotel Monastério, onde os presidentes que fazem parte do Grupo do Rio se reunirão a partir de amanhã. O chanceler Celso Amorim, afirmou que, a partir de agora, os ministros de diversas pastas dos dois países vão acompanhar o andamento de todo o programa de trabalho acertado, no Brasil, em abril último, quando da visita do presidente peruano.

No encontro, foram discutidos vários assuntos relativos à integração dos dois países. Celso Amorim citou, por exemplo, a possibilidade de execução imediata da ponte do rio Acre que dá segmento à chamada rodovia do Pacífico. Ele citou, também, outras possibilidades de financiamento para as estradas que possibilitarão concretizar "a via inter-oceânica", ligando o Atlântico, no Brasil, ao Pacífico, no Peru.

Outro assunto, considerado relevante por Amorim, tratado por Lula e Toledo, é o desejo firme dos dois presidentes de que o acordo Mercosul-Peru possa ser assinado em 25 de agosto, quando da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Peru. Para isso, o ministro ressaltou que deve haver um acerto com os demais presidentes dos paises do Mercosul.