Recife, 11/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - Sob o lema "Abra o seu Coração e Plante uma Esperança", o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) inaugurou hoje o primeiro Laboratório de Prótese Buco-Maxilo-Facial do Norte/Nordeste. Criado pelo cirurgião de cabeça e pescoço do HCP, Leonardo Arcoverde, o projeto coordenado pela protesista Eliane Revorado reúne especialistas que atenderão gratuitamente pacientes de qualquer localidade do Estado, mutilados por câncer de cabeça, pescoço e pele, considerado o de maior ocorrência entre todos os tumores. Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de pele atinge cêrca de 65 mil pessoas por ano no Brasil.
O médico Leonardo Arcoverde explica que o câncer de face promove mutilação, fazendo com que os pacientes tenham dificuldade de convívio social e profissional, pois nem sempre a cirurgia plástica é suficiente para curar o restaurar. A médica protesista Eliane Revorado é responsável pela equipe que confecciona as próteses com material sintético, unindo técnica, arte e beleza, para recuperar órgãos perdidos. A equipe também desenvolveu pesquisa na busca de melhores técnicas aplicadas à produção das próteses.
A partir de agora, cerca de 20 pessoas serão atendidas por dia. Para ampliar a oferta gratuita do serviço aos outros Estados do Nordeste é fundamental o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmou Leonardo Arcoverde. O hospital não tem recursos para manter a qualidade do laboratório mas, através de convênio, o SUS poderá viabilizar a manutenção da unidade fornecendo material ou remunerando as próteses de pacientes da rede SUS.