Brasília, 12/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - O consumidor brasileiro pode ficar um pouco mais tranqüilo com relação ao aumento dos preços dos 13 produtos que compõem cesta básica. A supervisora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Lilian Arruda Marques, garantiu, em entrevista à Radiobrás, que o preço da cesta básica vai parar de subir nos níveis atingidos nos dois últimos meses de 2002, época em que o dólar bateu recordes de cotação em relação ao Real. Na verdade,disse ela, o preço da cesta básica poderá até cair.
Lilian Arruda explicou que o Dieese registrou em 2002 um aumento de mais de 7% na cesta do Distrito Federal no mês de novembro, por exemplo, devido a alta em produtos como farinha de trigo e soja, que têm preços cotados em dólar. Em dezembro, o aumento foi de 2,18% em relação ao mês anterior. Agora, com a boa aceitação do mercado aos nomes indicados pelo novo governo para o ministério e a tendência de queda do valor da moeda norte-americana, o preço da cesta básica deve se estabilizar e até cair nos próximos meses.
Contudo, a supervisora Marques alertou: "O consumidor só verá a diferença em alguns meses, porque, assim como a cesta não aumenta logo que sobem os preços dos produtos cotados em dólar, há também um período para que a queda da moeda se reflita na cesta básica. Os empresários precisam se desfazer dos produtos estocados na alta do dólar e fechar novos contratos com o dólar mais baixo".
Lilian Arruda ressaltou que o consumidor tem papel importante na estabilização e redução de preços. "É preciso pesquisar em vários locais, mesmo que seja preciso ir um pouco mais longe para conseguir um produto mais barato", lembrou.
A técnica do Dieese aconselhou também a troca por marcas mais baratas se os preços estiverem insustentáveis e até a substituição de produtos por outros, que tenham características semelhantes e menor preço. Produtos como carne bovina, que está cerca de 1,47% mais cara neste mês, deve ser substituída por frango. "O consumidor tem o papel de substituir marcas e produtos para não deixar que alguns preços subam até além do que deveriam subir", afirmou.
IDM