ANS divulga índice de reclamação de dezembro de 2002

12/01/2003 - 17h24

Brasília, 12/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já colocou em seu portal na internet (www.ans.gov.br) o Índice de Reclamações (IR) de dezembro de 2002. Como é o segundo a ser divulgado, já permite aos interessados acompanhar a evolução da qualidade do atendimento das operadoras aos beneficiários de seus planos de saúde. Quando lançou o primeiro, em Novembro, a ANS se comprometeu a atualizar o IR no início de cada mês, para que se torne um instrumento de controle mensal da qualidade do atendimento das operadoras.

O IR é calculado pela divisão da quantidade de reclamações com indícios de irregularidade (recebidas pelo Disque ANS: 0800-7019656) pelo número de beneficiários informados pela operadora à Agência, sendo o resultado multiplicado por 10 mil para que possam ser reduzidas as casas decimais do número obtido. As operadoras são agrupadas por portes semelhantes: com mais de 50 mil consumidores; com menos de 50 mil e mais de 10 mil; e com menos de 10 mil.

A operadora de planos de saúde carioca Golden Cross Assistência Internacional de Saúde Ltda., com 0,96, é a primeira no IR de Dezembro de 2002, no grupo das 136 operadoras que têm mais de 50 mil beneficiários de planos de saúde. No IR de Novembro, a Golden Cross apareceu em quarto lugar, com 0,47.

Entre estas 136 que atendem 23.640.272 consumidores de planos de saúde, a paulista Centro Transmontano de São Paulo saiu do primeiro lugar no IR de Novembro, com 2,10, e passou para o segundo no IR de Dezembro, com 0,88. Em terceiro lugar no IR de Dezembro, surgiu a cearense Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, com índice de 0,39. Mas estava na 26ª posição do IR de Novembro, com 0,13.

O Índice de Reclamações de Dezembro de 2002, no grupo de operadoras com menos de 50 mil e mais de 10 mil beneficiários, integrado por 356 empresas que atendem 7.838.362 consumidores, é encabeçado pela operadora SIS Sistemas Interativos de Saúde, com 4,76. No IR de Novembro, a SIS – que opera em Santana de Parnaíba, São Paulo – estreou em terceiro lugar, com 2,83. Em segundo lugar no IR de Dezembro, com índice de 3,74, caiu a carioca Save Assistência Médica e Hospitalar S/C Ltda, que ficara em primeiro lugar no IR de Novembro, com 26,50. Em terceiro lugar em Dezembro, com índice de 2,42, apareceu a Coopus – Cooperativa de Usuários do Sistema de Saúde de CPS, que tem sede em Campinas, São Paulo. Estava em 21º em Novembro, com 0,61.

No grupo de operadoras com menos de 10 mil beneficiários, que são 1.062 empresas que atendem 3.331.001, o IR de Dezembro aponta em primeiro lugar a Unimed de São Luís, Maranhão, com índice de 28,65. Esta Unimed não havia recebido reclamações em Novembro, como havia acontecido com a operadora de João Pessoa, Paraíba, Santa Clara Assistência Médica Ltda., que agora, no IR de Dezembro, destaca-se em segundo lugar, com 14,31. E, por fim, passou do 13º lugar em Novembro para o terceiro em Dezembro, a Conasa Cobertura Nacional de Saúde Ltda., com o índice subindo de 3,58 para 10,73. A Conasa tem sede em Jundiaí, São Paulo.

Os consumidores de planos de saúde de todo o país têm à sua disposição para tirar dúvidas ou fazer reclamações, gratuitamente, o Disque ANS: 0800-7019656, ou o e-mail Fale Conosco no portal www.ans.gov.br. Se preferirem, podem escrever para a Avenida Augusto Severo, 84, 11º andar, Glória, Rio de Janeiro, CEP- 20.021-040.