Programa educacional brasileiro desperta atenção da imprensa francesa

12/01/2003 - 8h23

Brasília, 12/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - A mais prestigiada revista francesa sobre educação, "Le Monde de l'Education" publicou, em sua edição deste mês, uma reportagem de seis páginas sobre o Projeto Escola Aberta, uma experiência social bem sucedida realizada em Pernambuco. Trata-se de uma parceria da Unesco no Brasil com o governo do estado voltada para a cidade de Recife e Região Metropolitana. Hoje, reúne 350 escolas, a maioria delas localizadas em áreas menos favorecidas da cidade.

Para o Representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, o espaço dedicado à matéria "demonstra, mais uma vez, que existem, no país experiências bem sucedidas e que podem perfeitamente ser aplicadas em outras partes do mundo. Podemos passar tudo o que foi aprendido no Brasil". Para Werthein, é exatamente por isso que há interesse da imprensa internacional em contar o sucesso das experiências brasileiras.

O Projeto Escola Aberta funciona há dois anos e tem um público de 120 mil pessoas. No início o Projeto funcionou de forma experimental, com o apoio de voluntários, e, a partir de julho de 2001, passou a contar com o apoio oficial do governo do estado e secretarias de educação das prefeituras da Região Metropolitana de Recife. O projeto funciona todos os sábados e domingos, abrindo as escolas, oferecendo atividades de lazer aos jovens de comunidades carentes. O coordenador do escritório regional da Unesco em Pernambuco, Júlio Jacobo, faz uma avaliação do projeto no Rio de Janeiro e Recife, que será publicada dentro de alguns dias. De um modo geral, sua pesquisa aponta que as escolas participantes do projeto desde o início (há dois anos), registram uma diminuição de 60% no índice de violência e as que aderiram no início do ano passado, 30%.