Ouvidoria do INSS garante a qualidade dos serviços

12/01/2003 - 8h24

Brasília, 12/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Ouvidoria da Previdência Social atua como receptor de quaisquer solicitações, queixas, sugestões, elogios ou denúncias que envolvam produtos e serviços oferecidos pelo Instituto. Exemplos são a demora na concessão de benefícios ou de pedidos de revisão, mau atendimento em bancos ou nas Agências da Previdência Social, cobrança indevida de taxas pelos bancos, denúncias de fraude e sugestões.

Para efetuar a ocorrência basta informar o nome, endereço completo do solicitante e número do benefício. Se for solicitação de agilização de pedido de revisão, o segurado deve informar o número do protocolo. Para reclamações sobre atendimento bancário, o usuário deve ter em mãos o nome e o número da agência, a data e a hora do ocorrido. Quando se tratar de mau atendimento nas agências do INSS, é preciso descrever a situação ocorrida e informar o endereço da unidade.

As solicitações podem ser feitas pelo PREVFone, no número 0800-780191; pela internet, no site www.previdenciasocial.gov.br; ou enviadas para a Central de Cartas, endereçadas à Ouvidoria Geral, Caixa Postal 09714, CEP 70001-970, Brasília (DF). É garantido um prazo máximo de 30 dias para resposta, contados a partir da data em que foi feita a solicitação. Mesmo não tendo a solução imediata, a ouvidoria mantêm contato com o segurado, informando quais foram as providências adotadas, até a solução definitiva do caso.