Mostra de artesanato percorre aeroportos até fevereiro

12/01/2003 - 8h25

Brasília, 12/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - A "Mostra do Artesanato Nordestino", que leva para 14 aeroportos nacionais obras de artesãos nordestinos, pode ser vista até fevereiro. A exposição, aberta em dezembro último, pode ter seu prazo estendido, dependendo da demanda dos visitantes. O projeto é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Banco do Nordeste (BN), Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e governos estaduais.

Ao todo são mais de 500 peças dos principais artesãos nordestinos, que expressam por meio da arte uma parte da cultura regional. O objetivo da mostra é promover a cultura nordestina em locais de grande fluxo de pessoas, despertando para a importância da manutenção dos valores culturais e a promoção do desenvolvimento sustentável da atividade artesanal, importante na geração de renda.

O BN tem um programa específico de apoio ao artesanato local. É o Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Nordeste (CrediArtesão), responsável pela capacitação, financiamento e apoio à promoção e à comercialização. Até novembro de 2002, o programa aplicou R$ 17,9 milhões em 5.831 operações de financiamentos, que geraram 9.945 empregos diretos.

Além das peças de artesanato, os visitantes também podem encontrar publicações sobre a atividade artesanal, editadas por parceiros do projeto. Nos aeroportos de nove capitais do Nordeste e também no Espírito Santo, a exposição estadual contém peças exclusivamente do artesanato local.

Nos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Brasília, estarão expostos também trabalhos dos artistas locais. Todas as obras são identificadas por sua origem e significado.