Teatro Bolshoi no Brasil promove espetáculos em Joinville (SC)

07/12/2002 - 9h46

Florianópolis, 7/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC), está promovendo o espetáculo "2002 com Arte" para comemorar os dois anos de fundação. Os ingressos podem ser trocados no Centreventos Cau Hansen, onde funciona a escola, por um quilo de feijão ou arroz ou por um brinquedo, que serão doados a crianças carentes de várias entidades assistenciais.

Hoje, às 19h30, no Teatro Juarez Machado, "O Bolshoi ao Piano", primeiro concerto público dos alunos e pianistas da escola, cujo repertório inclui músicas classicas e populares de compositores russos e brasileiros. Amanhã (8) e segunda-feira (9), realiza-se a I Mostra Didática de Dança, às 16h30 e às 19h30, para apresentar o grau de aproveitamento dos alunos. O espetáculo mistura exercicios de barra estudos coreográficos para contar a história do balé e das danças populares russas, ao som de composições do Tchaikowsky, Chopin e Bach, entre outros.

Funcionando em Joinville desde março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é uma instituição de ensino sem fins lucrativos, mantida por empresas privadas e pessoas fiscais que investem no projeto e abatem o valor empregado através das leis de incentivo à cultura estadual e federal, ou até mesmo sem utilizar esses beneficios fiscais, como é o caso dos Correios, principal patrocinador.

A Escola conta atualmente com cerca de 300 alunos, meninos e meninas, dos quais 85% recebem bolsas. O corpo docente, formado por professores e pianistas russos e brasileiros, segue a metodologia Vaganova, adotada na Escola Coreográfica de Moscou. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil foi cirada com o mesmo ideal de responsabilidade social da Escola Coreográfica de Moscou, de há 226 anos, que é oferecer a melhor formação para artistas de balé e garantir o acesso a crinaças de baixa renda, que têm a oportunidade de se inserir no mundo da cultura e ampliar seus horizontes através da arte.