Nova lista das espécies da fauna ameaçadas de extinção sai no dia 12

07/12/2002 - 7h53

Brasília, 7/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encerram 2002 tendo realizado uma das mais importantes tarefas na área da conservação de fauna silvestre no Brasil: a nova versão da Lista das Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção. Na próxima quinta-feira (12), às 11 horas, a lista será anunciada no Hotel Ouro Minas, em Belo HOrizonte.

A Fundação Biodiversitas é a responsável técnica pela elaboração da lista. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Zoologia, o Conservation International do Brasil e a organização não-governamental Terra Brasilis. Os dados da lista servirão, principalmente, para orientar a política de conservação de fauna selvagem no país, além de servirem como um tipo de diagnóstico preciso da situação das espécies brasileiras.

A inclusão de peixes e de espécies recém-descobertas na composição do documento e a adoção de uma nova metodologia para aferit a situação na natureza, bem como o estabelecimento de critérios de classificação mais específicos farão aumentar o número de espécies em relação à lista anterior, elaborada há 13 anos.

Os animais cuja situação de ameaça tenha se revertido nos últimos anos deverão sair da lista. Todavia, o que mais importa é o estabelecimento de uma nova e mais sofisticada forma de aferição da situação da fauna silvestre brasileira e o conhecimento que passaremos a ter com os novos dados. A imagem que melhor representa essa situação é a de que a nova metodologia forneceu aos pesquisadores uma "lente" mais potente e mais ampla para olhar a realidade.