Brasília, 7/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A cidade de Salvador será a sede, no próximo dia 12, do 54º Encontro de Comércio Exterior (Encomex), a ser realizado no Centro de Convenções da Bahia. Mais de 600 empresários de Salvador e dos municípios vizinhos de Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Barreiras, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, devem participar do encontro. O Objetivo do Encomex é estimular as exportações das pequenas e médias empresas, colocando à disposição desse segmento o maior volume de informações e orientações.
"Procuramos mostrar aos empresários que o processo de exportação é simples e representa a ampliação das oportunidades de negócios, com possibilidade de aumento de vendas", explicou o secretário-adjunto de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho.
No Encomex serão feitos painéis sobre "Políticas e Ações de Comércio Exterior", "Oportunidades para o Comércio Exterior" e "Instrumento de Financiamento e Estímulo ao Comércio Exterior". Os empresários poderão ter ainda informações e orientações específicas para seu negócio. Para isso, técnicos da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Centro Internacional de Negócios da Bahia, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos estarão à disposição dos empresários.
De acordo com Ramalho, é importante aumentar as exportações da região para diminuir a concentração do comércio exterior no Sudeste. Dados da Secex revelam que a Bahia contribui com 3,86% do total de vendas do Brasil para o exterior. Os principais setores exportadores do estado são os de bens intermediários (70,45%) e combustíveis lubrificantes (17,88%). As exportações baianas cresceram 7,98% de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período de 2001. Os produtos mais vendidos para outros países foram óleo combustível (6,75%), pastas de madeira (5,77%) e produtos químicos (5,7%).
Nesre ano, a região Nordeste exportou 7,43% do total de produtos vendidos pelo Brasil ao mercado externo, 6,75% a mais do que o valor do mesmo período do último ano. Assim como a Bahia, os principais produtos vendidos pela região são alumínio (6,97%), açúcar de cana em bruto (3,54%), óleo combustível (3,50%) e ferro fundido (3,12%).
O Encomex de Salvador será o penúltimo deste ano. Na semana seguinte será realizado um encontro em Juazeiro do Norte. As inscrições para o Encomex podem ser feitas no endereço www.abordo.com.brkbaencomex e também pelo fax (71) 341-8055. Mais informações nos telefones (71) 340-9445 e 0800-7020612.