São Paulo, 7/12/2002 (Agência Brasil - Ar) - O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Horst Köhler, disse há pouco, após encontro de uma hora com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que o objetivo foi se apresentar e conhecer a visão de Lula para o Brasil e seu povo. "Fiquei impressionado com a visão de Lula. O presidente eleito é verdadeiramente um líder do século XXI", afirmou.
Köhler destacou a determinação de Lula em buscar o equilíbrio social, em preservar a ética política, além da honestidade e do respeito pelos contratos, os direitos contratuais e pelas instituições. Horst Koler disse que concorda com o combate à fome no Brasil e que o crescimento sustentável é indispensável para que se possa conciliar os objetivos de igualdade social com a realidade de uma economia sóbria.
O diretor-gerente do FMI ressaltou as realizações do governo Fernando Henrique Cardoso, afirmando que o novo governo vai herdar instituições que estão fundamentadas na democracia brasileira, "mais que em outros países da América Latina". Host Koler disse ainda que sua confiança no Brasil e no presidente eleito está fortalecida.