Brasília, 7/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Em comemoração aos 54 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Educação, promovem, na terça-feira (10), uma teleconferência sobre Direitos Humanos. A data é comemorada mundialmente pelos países que respeitam esse direito fundamental.
A teleconferência será no Hotel Bonaparte, das 15 às 17 horas, nesta capital. Os temas do debate são a pluralidade da população brasileira, orientação sexual, trabalho escravo e infantil e as minorias que precisam de políticas de direitos humanos, como o idoso, a pessoa portadora de deficiência, os afro-descendentes e a mulher.
As experiências bem sucedidas de promoção dos direitos humanos, desenvolvidas em parceria com a secretaria serão apresentadas em dois vídeos: "Balcões de Direitos", sobre o serviço que fornece documentos aos índios do Alto Rio Negro, e o "SOS Tortura", sobre o serviço que recebe denúncias do país inteiro e funciona há uma ano.
Participam da Teleconferência os ministros da Educação, Paulo Renato de Souza, da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Paulo Sérgio Pinheiro, os presidentes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), Adilson Ventura, do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott, do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Maria José Barroso, da Organização de Mulheres Negras Fala Preta, Edna Rollan, e a secretária de Estado dos Direitos da Mulher, Solange Jurema.
A Teleconferência será transmitida para 22 mil escolas de ensino fundamental e médio do país, veiculada pelas 27 unidades federadas, por meio das salas da Embratel e também estará disponibilizada, no dia de sua realização, via Internet. A Teleconferência também será transmitida para os países de língua portuguesa. Os sites são www.mj.gov.br ou www.mec.gov.br.