Clima pode prejudicar safra de milho de 2003

07/12/2002 - 7h52

Brasília, 7/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A safra de milho de 2003 pode ser prejudicada pelas dificuldades climáticas (como o atraso do período das chuvas) em especial no Centro-Oeste. O alerta foi do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, Macel Félix Caixeta, emm entrevista, nesta semana, ao programa A Vez do Consumidor, da Rádio Nacional AM.

De acordo com Félix, que também é vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura, a falta de estímulo à produção ocorrida no passado teria levado os produtores a deixarem de plantar e, com o aumento da criação de frangos e suínos no país, houve crescimento da demanda. O que teria gerado a falta de milho. "Mas nós acreditamos que isto já está superado", disse. Para ele, no entanto, a solução não é importar, o que neste momento desestimularia o produtor a plantar a safrinha. "Achamos que essa importação é necessária para certos estados, mas em dosagem adequada e com limite de tempo", destacou.

De acordo com o Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE), o primeiro prognóstico para a safra de 2003 é de redução de 0,57% na safra de milho (7,286 milhões de hectares). A razão principal da retração são os preços mais atrativos da soja. A baixa oferta do produto no mercado reflete a menor produção obtida em 2002, cerca de 17% inferior à informada em 2001.