Brasília, 7/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Alunos de Química, da Universidade de Brasília(UnB), estão produzindo material de limpeza para ser utilizado nos serviços de higiene da UnB. A instituição chega a usar, por mês, 3,5 mil litros do material produzido, o que gera uma economia de R$ 7 mil anuais para a universidade. O sucesso dos produtos foi tão grande que os estudantes fizeram uma feira para vendê-los.
Segundo diretor da Fábrica-Escola, Alexandre Bandeira, na FesQ Vende foram comercializados sabonete líquido, detergente para piso, água sanitária, desinfetante, shampoo, automotivo e cera automotiva. Todos os produtos são comercializados em embalagens de refrigerantes pet. Com isso, eles economizam e incentivam a reciclagem. O diretor atribuiu o sucesso do empreendimento ao bom preço, ao nome da Universidade e à qualidade do material. Com o êxito da feira, os alunos farão outra FesQ Vende, no dia 13, das 12h30 às 14h30 na Entrada Sul do Minhocão. Como serão vendidos apenas 600 litros dos produtos, cada consumidor só poderá levar dois litros de cada produto.
A FesQ surgiu em 1997, de um projeto desenvolvido pelos alunos de Química Industrial Básica. Semestralmente, trabalham na fábrica, dois servidores e três estudantes bolsistas, além dos 35 alunos que participam das disciplinas. O projeto é fonte de pesquisa permanente sobre a qualidade. Ela chega a produzir 400 litros de material de limpeza por dia."Acredito que, ao desenvolverem estes produtos, os futuros químicos terão noção do mercado, incluindo cuidados como controle de qualidade, quantidades e rótulos", disse o professor.
A fábrica também auxilia pequenos empresários. As pesquisas da Fábrica-Escola são desenvolvidas no Laboratório de Tecnologia Química do Instituto de Química da UnB e está localizada na L-4 Norte, junto ao Hospital Veterinário da UnB, no Setor de Clubes Norte. Informações, 307 2164.