Violência nas cidades em discussão na Câmara

03/12/2002 - 18h58

Brasília, 3/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Ao abrir esta noite, no auditório Nereu Ramos, a IV Conferência das Cidades, o deputado João Sampaio, presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior da Câmara disse que existe uma correlação entre a situação urbana e a violência que hoje existe nas grandes cidades. Para ele, uma sociedade que desagrega gera a injustiça.

A IV Conferência das Cidades tem como tema "A Cidade Cidadã", as diversas formas de superação da violência – e conta com a participação de dezenas de entidades ligadas à terra e a questão urbana de todos os estados. O encontro prossegue até a próxima quinta-feira (5).

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, presidente da Frente de Prefeitos para defender as questões urbanas, disse que o país espera um projeto social que não seja dissociado da democracia, que preserve o meio ambiente, a qualidade de vida, um desenvolvimento que leve à modernidade, e melhores condições de vida para o trabalhador rural, que também não deve ficar excluído da educação. Para Rodrigues, sem reforma agrária não é possível desenvolvimento urbano.