Florianópolis, 3/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou a liberação de 25 mil toneladas de milho para venda a balcão, em Santa Catarina, sendo 15 mil toneladas de estoques antigos e o restante a ser adquirido em leilão, a partir desta terça-feira.
A medida deve beneficiar cerca de 2.500 suinocultores do Estado até o próximo dia 25. A cota mensal máxima por produtor passou de 5 toneladas para 9 toneladas, e a expectativa é de que o milho seja vendido por R$ 25,30 a saca, apesar de o governo catarinense estar pedindo uma redução deste valor para atender os produtores de renda menor.
Cerca de 100 mil pequenos suinocultores do oeste e sul do Estado são os que mais sofrem com a falta do produto. Muitos estão abandonando a atividade. Representantes da Conab, do governo estadual, da Federação da Agricultura e das cooperativas discutiram em Florianópolis a crise no abastecimento de milho, principal produto da ração animal.
Os produtores estão preocupados com a crise no setor e pedem ao governo federal a liberação de mais grãos para o Estado. Segundo a Federação da Agricultura de Santa Catarina seriam necessárias 150 mil toneladas de milho para resolver o problema.