Florianópolis, 03/12/2002 (Agência Brasil-ABr) - O crescimento da violência em Santa Catarina foi discutido hoje, em Florianópolis, pelo Conselho Superior de Segurança Pública e o governador Esperidião Amin. O governador destacou o trabalho das polícias Civil e Militar, que hoje atuam em conjunto em mais de 150 municípios catarinenses, e o projeto de Polícia Comunitária, funcionando com mais de 70 Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). O governador pediu que haja um empenho redobrado na área prisional, evitando-se as fugas que vêm acontecendo no sistema, e cobrou mais rigor da Polícia Rodoviária Estadual nas estradas.
Durante o encontro também foi entregue ao governador o planejamento da Operação Veraneio 2002/2003, com início previsto para o próximo dia 17. O secretário da Segurança Pública, Antenor Chinato Ribeiro, anunciou que antes do início da Operação estão previstas ações integradas para coibir ação de marginais que já estariam chegando ao litoral do estado.
Outro ponto discutido foi a falta de vagas no sistema prisional. O maior problema é o atraso das obras do novo Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, cuja inauguração estava prevista para o próximo dia 12, mas foi cancelada devido ao destelhamento provocado pela chuvas e vendaval do último domingo (dia 1º). A previsão é que a obra esteja pronta em 45 dias, oferecendo cerca de novecentas vagas no sistema prisional de Santa Catarina.