Brasília, 3/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, abre, hoje, às 14h, na Câmara dos Deputados, o seminário sobre o combate ao crime organizado. O evento, promovido pela Comissão de Segurança Pública da Casa, tem como objetivo impulsionar um processo de integração entre autoridades federais, estaduais e municipais num sistema nacional de combate às quadrilhas especializadas. Os alvos são crimes como seqüestros, tráfico de drogas e armas, roubo de cargas e carros e lavagem de dinheiro.
O seminário, segundo a Agência Câmara, é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Combate ao Crime Organizado, criado recentemente pela Comissão e coordenado pelos deputados Moroni Torgan (PFL-CE) e Wanderley Martins (PSB-RJ). Moroni Torgan afirma que o objetivo é começar a tecer uma rede institucional na qual participem autoridades judiciais, fiscais, policiais, políticas e administrativas, visando padronizar métodos de ação e contar com maior volume de todos os tipos de recursos humanos, físicos, legais, logísticos e operacionais para combater crimes, e, com isso, reduzir o espaço de manobra e de evasão desses criminosos.
O parlamentar espera que autoridades de segurança de estados e municípios apresentem ao seminário um diagnóstico detalhado da ação do crime organizado nos territórios sob sua responsabilidade. Isso poderá propiciar a montagem de um "mapa nacional do crime organizado", além de sugestões para a melhoria do combate a esse tipo de ação criminosa.