Brasília, 3/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, homenageou hoje o presidente do Grupo de Trabalho Especial de Mamíferos Aquáticos (GTEMA), Ibsen de Gusmão Câmara, durante reunião do GTEMA, em Brasília, pela colaboração que o grupo vem prestando às políticas do governo.
O GTEMA foi criado em 1994 e conta com a participação de especialistas de várias instituições brasileiras. O grupo atua como órgão consultivo oficial do Ibama para assuntos relacionados aos mamíferos aquáticos. De acordo com Ibsen Câmara, um grupo como esse é fundamental para buscar soluções comuns a problemas comuns.
Entre as atribuições do GTEMA estão a elaboração e o monitoramento da implantação do Plano de Ação dos Mamíferos Aquáticos, a identificação e sugestão de soluções para os problemas que atingem os mamíferos aquáticos e assessoria na formulação de leis específicas para a proteção e conservação dos mamíferos aquáticos. Os membros do GTEMA também representam o Brasil nos fóruns internacionais relacionados ao tema.
Ao final da cerimônia, o ministro reconheceu a "belíssima" atuação do grupo, e afirmou que o próximo governo não deverá fazer muitas mudanças na área do meio ambiente. "Eu tenho dito que uma das áreas mais tranqüilas da transição é a de meio ambiente. Não porque o que tenhamos feito tenha sido tão bem feito que deva ser seguido pelo próximo governo mas, sobretudo, porque o que nós fizemos no Ministério foram decisões articuladas, nada foi unilateral, pensamos em todos, concluiu.