Brasília, 3/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Planejamento, Guilherme Dias, entregou hoje a medalha "Voluntários da Qualidade no Serviço Público" a 216 pessoas que atuaram como professores, consultores e conselheiros em empresas públicas de todo o Brasil, pelo Programa de Qualidade no Serviço Público (PQST). "A rede de voluntários formada em todo o país renovou a convicção de que se pode melhorar o serviço público brasileiro", declarou o ministro.
A rede a que o ministro se referiu é constituída por um conjunto de voluntários e empresas que se organizaram em 24 núcleos espalhados por todo o Brasil e trabalham com ações de melhoria na gestão do serviço público. Esses núcleos, que constituem o Programa de Qualidade no Serviço Público, ajudam instituições do governo a implementarem um atendimento mais rápido ao cidadão. O programa apóia 1,2 mil organizações públicas. "Nenhum órgão público é obrigado a participar do projeto. É por isso que as instituições que participam realmente conseguem implantar melhorias no serviço", afirmou o diretor do PQST, Paulo Daniel Barreto.
Apesar de o PSQT existir desde 1991, a premiação começou a acontecer há cinco anos. Os voluntários são selecionados a partir da indicação dos núcleos regionais do programa e, em 2002, trabalharam na capacitação de cerca de 800 pessoas em todo o Brasil, por meio de cursos oferecidos gratuitamente. Um dos premiados foi o delegado regional do Trabalho, no Ceará, Carlos Pimentel Júnior. Em horários diferentes do seu período de trabalho e sem cobrar nada por isso, ele também contribuiu. "Com o programa, os servidores avaliam tudo o que se faz na instituição, e aprendem a melhorar o que não está bom", disse o delegado. O prêmio foi entregue na sede da Legião da Boa Vontade, em Brasília.