Recife, 3/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Mais de 700 jovens entre 15 e 17 anos, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Região Metropolitana do Recife, irão participar da primeira etapa de cursos de capacitação, visando o mercado de trabalho.
Os cursos resultam de uma parceria do governo de Pernambuco com a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua/Centro de Formação e Apoio aos Educadores-Pólo III/Nordeste.
Divididos em três grupos, até o dia 17 deste mês, 90 adolescentes dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, participam da qualificação.
A segunda turma, que envolve jovens de Igarassu, Itapissuma, Olinda e Recife, receberá aulas na segunda quinzena de janeiro de 2003 e o terceiro grupo, de jovens agentes de Camaragibe, Moreno, Ipojuca, Araçoiaba e Cabo de Santo Agostinho, será capacitado na primeira quinzena de fevereiro do próximo ano.
De acordo com a coordenadora do Programa Agente Jovem, em Pernambuco, Joerilde Vieira, a qualificação é fundamental porque jovens adquirem condições de competir num mercado cada vez mais exigente.
O programa federal Agente Jovem-egressos do PETI, atende em Pernambuco, 12.400 jovens de 15 a 17 anos desenvolvendo atividades complementares, orientação profissional. Além disso eles recebem uma bolsa no valor de R$ 65.