Brasília, 3/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Hoje foi o segundo dia mais quente do ano em Brasília, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Perdeu somente para o dia 20 de setembro, quando a temperatura máxima chegou a 32,2° C. Às 16h desta tarde, a temperatura atingiu 32 graus e a umidade relativa do ar foi de 31%.
Segundo o meteorologista do Inmet, Manuel Rangel, o calor excessivo é resultado de uma massa quente de ar que estacionou sobre o Planalto Central, o que impede a entrada das frentes frias no país. A presença de nuvens no céu também afeta na temperatura. "Com as nuvens, o calor absorvido pela atmosfera não consegue ser liberado, funcionando como uma estufa", explica, lembrando que não chove no Distrito Federal desde o dia 26 de setembro último.
De acordo com Rangel, outras capitais também estão sofrendo com a onda de calor. "Um racionamento de água geral em todo o Sudeste brasileiro foi previsto se a estiagem se prolongar neste final de ano. E por causa do calor, focos de incêndios castigam várias partes do país", comenta.
De acordo com o Inmet, poderá chover em algumas áreas isoladas do Distrito Federal na próxima semana, mas a temperatura continuará alta até o final do mês. Para as demais capitais brasileiras, a previsão é de queda gradual das temperaturas.