Rio, 3/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Fundo Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio vai doar R$ 4 milhões ao governo do estado para ser aplicado nas obras de conclusão de três novas Casas de Custódia (Japeri, Bangu B e Bangu C), que deverão estar prontas ainda este mês. Com 500 vagas cada uma, as Casas de Custódia irão contribuir para minimizar o problema da carceragem nas delegacias de polícia.
"Com esta iniciativa o tribunal não irá resolver, mas amenizar, os graves problemas carcerários que existem em nosso estado", disse o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Marcus Faver, que assinou hoje convênio para doação da verba. Além dele, a governadora Benedita da Silva e o procurador geral do Estado, Geraldo Arruda, assinaram o documento.
Até o momento, com 90% da obra já concluída, o governo investiu cerca de R$ 4 milhões em cada uma das casas. O dinheiro recebido será utilizado na pintura do local, instalação de rede elétrica, compra de geradores, construção de muros e de vias de acesso ao local. O desembargador lembrou que oTribunal de Justiça está terminando de construir outras três casas, localizadas em Volta Redonda, Magé e Itaperuna.