Brasília, 3/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O senador eleito e provável ministro Cristovam Buarque (PT/DF) fala hoje na 8ª Conferência de Ministros de Educação dos Estados Membros da África, promovido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), de 2 a 6 de dezembro, na Tanzânia. A convite da organização, Cristovam falará a respeito dos programas bolsa escola e renda mínima para apoio a projetos escolares.
Na oportunidade, o senador lançará seu livro bilíngüe "Bolsa-escola - Educação para enfrentar a pobreza, editado pela UNESCO. A obra tem duas versões bilíngües: uma inglês-francês, outra português-espanhol. Cristovam embarcou no dia 29/11 para a Tanzânia. O tema da palestra - Bolsa-Escola - foi escolhido pela UNESCO devido ao sucesso do programa durante a gestão de Cristovam como governador no Distrito Federal.
Quarenta e oito ministros de Educação estarão presentes ao evento. Cristovam aproveitará a ocasião para anunciar o lançamento do projeto Fundo Educação, que inicialmente contemplará 300 crianças e jovens da região Centro-Oeste, para dar continuidade ao Bolsa-Escola.
"Essa oitava conferência é uma oportunidade única para líderes educacionais africanos tomarem coletivamente um passo decisivo, que vai do compromisso à ação", declarou o Diretor Geral da UNESCO, Koichiro Matssura.
E acrescenta: "Oscilando entre a má qualidade na educação e o impacto do HIV/Aids na falta de professores e de financiamento, verifica-se que a educação na África enfrenta desafios verdadeiramente desanimadores. Existem, entretanto, novas oportunidades para endereçarem esses desafios com renovado vigor e melhor auxílio. Essas oportunidades devem ser aproveitadas em consideração a todas as crianças africanas. A educação delas, afinal de contas, é o futuro da África". Maiores informações sobre a conferência, intitulada de MINEDAF VIII, podem ser acessadas no site www.unesco.org