Cechin faz na Câmara radiobrafia sobre situação da Previdência Social

03/12/2002 - 17h15

Brasília, 3/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Previdência Social, José Cechin, fez hoje, na CPI do INSS, uma radiografia sobre a situação da Previdência Social, os avanços, modernizações e conquistas verificadas nos últimos anos do governo Fernando Henrique Cardoso. O ministro observou que a Previdencia avançou muito nestes anos, melhorando sua fiscalização, a qualidade de atendimento, combate à fraude e à sonegação e buscou sua modernização.

Cechin mostrou aos parlamentares o que tem sido feito na Previdência, como a aplicação de penalidades a servidores que cometeram irregularidades, cobrança de devedores, situação do déficit da Previdência, ações para recebimento de dívidas, entre outros. Lembrou que dois terços das dívidas de empresas com a Prêvidencia são de encargos, e que há inúmeras dívidas.

Cechin destacou ainda o bom relacionamento e a parceria da Previdência com o Judiciário, o que tem agilizado a execução de muitas ações de cobrança. O ministro informou que hoje contribuem com a Previdência 26 milhões de trabalhadores, enquanto 40 milhões não são filiados à instituição. Ele defendeu a necessidade de reformar o sistema previdenciário, a cobrança dos inativos, propondo inclusive que as pessoas atrazem suas aposentadorias.