Brasília, 3/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, anunciou hoje a inclusão do preço do leite na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). De acordo com ele, a decisão foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e o preço de referência estabelecido é de R$ 0,32 por litro para São Paulo. "O objetivo é, nas épocas de grande produção, assegurar que haverá financiamento para o caso do leite e derivados lácteos que absorvam todo o excedente de produção ao nível compensador para o produtor", afirmou Pratini de Moraes.
O valor estabelecido servirá apenas como referência para os financiamentos à estocagem sem relação com o mínimo cobrado pelo mercado. Atualmente, em algumas bacias leiteiras como São Paulo e Minas Gerais as indústrias pagam hoje acima de R$ 0,45/litro. Este preço de referência será regionalizado para as principais bacias produtoras do país, levando-se em conta os custos de transporte do produto entre essas e a praça de São Paulo.
O ministro disse que o preço mínimo não aumentará o produto para o consumidor. "O nosso objetivo é reduzir a variabilidade e assegurar ao produtor uma remuneração adequada em qualquer circunstância", ressaltou Pratini de Moraes.
A operacionalização do financiamento será para subprodutos lácteos que possam ser armazenados por um tempo mínimo de seis meses como queijo, leite em pó e manteiga. Segundo o ministro, a decisão atende a uma reivindicação do setor produtivo.