Florianópolis, 20 (Agência Brasil - ABr) - O governador de Santa Catarina, Esperidião Amin (PPB), defendeu hoje, ao assumir a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), a realização de ações conjuntas entre os quatro estados que integram o Conselho (SC, PR, RS e MS) nos setores de segurança pública e turismo, especialmente para que o Proprama de Desenvolvimento do Turismo da Região Sul (Prodesul/Sul) seja concretizado ainda este ano.
"Independente das siglas partidárias, temos que lutar para o desenvolvimento das nossas regiões", destacou Amin na solenidade de posse, realizada em Curitiba, com a presença dos governadores do Paraná, Jaime Lerner, do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, além do governador em exercício do Mato Grosso do Sul, Moacir Kohl.
Amin defendeu a aprovação de uma emenda constitucional para vincular recursos dos estados, municípios e do governo federal para a segurança pública, a exemplo do que é feito na educação e saúde. Em relação ao Prodesul/Sul, o governador catarinense disse que é preciso uma manifestação conjunta suprapartidária junto ao governo federal e às bancadas na Câmara e no Senado para agilizar a liberaçâo de recursos.
O Prodesul/Sul prevê investimentos de US$ 400 milhões para os quatro estados, sendo 60% provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), 40% de contrapartida dos governos estaduais e 10% da União. a previsão é de que Santa Catarina receba US$ 140 milhões. "Em primeiro lugar vamos investir no saneamento básico, seguido por projetos que signifiquem melhoria de acesso e valorizaçâo da natureza rural e urbana", explicou Amin.