Congresso comemora 35 anos da Zona Franca de Manaus

20/03/2002 - 22h07

Brasília, 20 (Agência Brasil - ABr) - O Congresso Nacional está realizando nesta semana comemorações pelos 35 anos de existência da Zona Franca de Manaus, com avaliação da importância deste pólo industrial para o desenvolvimento do país e da região amazônica. Para o titular da Superintendência de Desenvolvimento da Zona Franca de Manaus (Suframa), Ozias Monteiro, o pólo industrial é importante para o Brasil, pois gera 52 mil empregos diretos, 500 mil indiretos e, ainda tem faturamento anual médio de R$ 10 bilhões.

Em entrevista ao Canal NBr, o superintendente falou também de dois grandes projetos que a Suframa programou para este ano. O primeiro é a Feira Internacional da Amazônia, que será realizado em Manaus entre os dias 10 e 13 de setembro. O objetivo é mostrar produtos regionais e atrair investimentos para a indústria local. Também em setembro será criado o Centro de Biotecnologia da Amazônia, que abrigará 26 laboratórios e propiciará a criação de fármacos, cosméticos e produtos alimentícios a partir de produtos extraídos da biodiversidade da flora e fauna da região.

"A Zona Franca de Manaus é um pólo industrial que visa integrar a Amazônia à economia do país. Seu modelo de desenvolvimento é baseado em incentivos fiscais que propiciem condições para o estabelecimento de indústrias e promova um processo de crescimento da área", define Monteiro.

Os incentivos dados são a isenção do Imposto sobre Produtos IndustriaIizados (IPI) e a redução de até 88% sobre o imposto sobre insumos importados que servirem para a fabricação de produtos na Zona Franca. Estas regras valem até 2013 e o Congresso Nacional deverá votar, ainda neste semestre, a possível prorrogação deste prazo.