Educação Indígena

26/11 15:23

O Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais Indígenas prevê a construção, reforma ou ampliação de pelo menos 120 unidades escolares até 2014, em 22 territórios escolhidos para compor a primeira fase das ações. A maior parte deles fica na região Norte do País.

Graziele Bezerra

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O Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais Indígenas prevê a construção, reforma ou ampliação de pelo menos 120 unidades escolares até 2014, em 22 territórios escolhidos para compor a primeira fase das ações. A maior parte deles fica na região Norte do País.

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18/10 15:12

Roraima é estado pioneiro na oficialização da carreira específica para professores indígenas. O estado foi o primeiro a determinar que a língua materna e a língua portuguesa tenham a mesma carga horária.

Dina Vieira, da Rádio Roraima

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Roraima é estado pioneiro na oficialização da carreira específica para professores indígenas. O estado foi o primeiro a determinar que a língua materna e a língua portuguesa tenham a mesma carga horária.

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18/10 15:01

Em oito aldeias do município de Amarante, no sudoeste do estado, a merenda escola chega com atraso devido às péssimas condições das estradas

Sheily Noleto

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Em oito aldeias do município de Amarante, no sudoeste do estado, a merenda escola chega com atraso devido às péssimas condições das estradas

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05/08 16:17

Tami'kan - palavra que significa "sete estrelas" na língua Macuxi - é o nome do curso promovido pela Secretaria de Educação de Roraima. O objetivo é formar professores bilíngues para atuar em áreas indígenas. Esta semana, 112 alunos receberam certificado de conclusão.

Dina Vieira - Rádio Roraima

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26/02 15:26

O Ministério Público Federal apontou as péssimas condições de funcionamento das escolas indígenas, o inadequado fornecimento de material didático pedagógico específico e a inexistência de formação e capacitação de professores. O governo estadual havia firmado um termo de ajustamento de conduta (TAC) e algumas medidas estabelecidas no acordo tiveram os prazos vencidos. A Secretaria de Educação do Maranhão já foi notificada pelo MPF. Através do acordo, o estado busca solução para os problemas na educação indígena.

Wilma Mendonça

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O Ministério Público Federal apontou as péssimas condições de funcionamento das escolas indígenas, o inadequado fornecimento de material didático pedagógico específico e a inexistência de formação e capacitação de professores. O governo estadual havia firmado um termo de ajustamento de conduta (TAC) e algumas medidas estabelecidas no acordo tiveram os prazos vencidos. A Secretaria de Educação do Maranhão já foi notificada pelo MPF. Através do acordo, o estado busca solução para os problemas na educação indígena.

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05/10 21:20

Eles superaram as adversidades e conseguiram atingir a realização de um sonho que parecia inatingível: formaram-se, fizeram pós graduação e doutorado na Universidade de Brasília. Agora, sonham em voltar ao Xingu e ensinar aos demais.

Carolina Alves

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Eles superaram as adversidades e conseguiram atingir a realização de um sonho que parecia inatingível: formaram-se, fizeram pós graduação e doutorado na Universidade de Brasília. Agora, sonham em voltar ao Xingu e ensinar aos demais.

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12/09 17:39

A escola tem três salas de aula, refeitório, cozinha, secretaria, diretoria, sala de professores, dois banheiros e alojamento. Serão atendidos alunos de cinco aldeias da redondeza e os professores são da própria aldeia

Leandro Martins

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A escola tem três salas de aula, refeitório, cozinha, secretaria, diretoria, sala de professores, dois banheiros e alojamento. Serão atendidos alunos de cinco aldeias da redondeza e os professores são da própria aldeia

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01/08 20:12

O objetivo é definir os territórios indígenas e mapear as intituições que trabalham com educação nessas regiões, para destinar políticas educacionais adequadas a cada etnia

Marcella Sâmela

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O objetivo é definir os territórios indígenas e mapear as intituições que trabalham com educação nessas regiões, para destinar políticas educacionais adequadas a cada etnia

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16/06 14:50

Uma das reivindicações se refere à merenda escolar específica. Segundo o professor Mourif Kaiapó, de Cumarú do Norte, os alimentos oferecidos recentemente pelo governo não fazem parte dos costumes alimentares indígenas. Os kaiapó também querem a construção de escolas em pelo menos cinco aldeias

Karina Cardoso

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Uma das reivindicações se refere à merenda escolar específica. Segundo o professor Mourif Kaiapó, de Cumarú do Norte, os alimentos oferecidos recentemente pelo governo não fazem parte dos costumes alimentares indígenas. Os kaiapó também querem a construção de escolas em pelo menos cinco aldeias

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