Censura

20/12 09:52

Página da internet, criada pelo Ministério da Justiça, traz ainda classificação indicativa de jogos eletrônicos e filmes

Marquezan Araújo

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

object(stdClass)#75 (12) { ["nid"]=> string(6) "167531" ["node_created"]=> string(10) "1387543959" ["node_vid"]=> string(6) "167549" ["node_title"]=> string(67) "Site ajuda pais a escolherem programação de TV adequada ao filhos" ["node_data_field_sutia_field_sutia_value"]=> string(170) "

Página da internet, criada pelo Ministério da Justiça, traz ainda classificação indicativa de jogos eletrônicos e filmes

" ["node_data_field_sutia_field_sutia_format"]=> string(1) "1" ["node_type"]=> string(7) "materia" ["node_data_field_sutia_field_reporter_value"]=> string(17) "Marquezan Araújo" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_fid"]=> string(6) "170346" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_list"]=> string(1) "1" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_data"]=> NULL ["node_sticky"]=> string(1) "0" }
baixar
21/09 14:30

O cinema brasileiro sofreu os reflexos diretos do regime de exceção: de 1972 a 1974, os militares proibiram a realização do evento, considerado um espaço de discussões e polêmicas. O Cinema Novo, movimento cultural que despontava na época, também foi duramente atingido pela censura

Karina Cardoso

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

object(stdClass)#79 (12) { ["nid"]=> string(6) "164609" ["node_created"]=> string(10) "1379784605" ["node_vid"]=> string(6) "164627" ["node_title"]=> string(69) "Festival de Cinema de Brasília foi suspenso durante ditadura militar" ["node_data_field_sutia_field_sutia_value"]=> string(353) "

O cinema brasileiro sofreu os reflexos diretos do regime de exceção: de 1972 a 1974, os militares proibiram a realização do evento, considerado um espaço de discussões e polêmicas. O Cinema Novo, movimento cultural que despontava na época, também foi duramente atingido pela censura

" ["node_data_field_sutia_field_sutia_format"]=> string(1) "1" ["node_type"]=> string(7) "materia" ["node_data_field_sutia_field_reporter_value"]=> string(14) "Karina Cardoso" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_fid"]=> string(6) "167269" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_list"]=> string(1) "1" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_data"]=> NULL ["node_sticky"]=> string(1) "0" }
baixar
17/05 20:27

Milton Nascimento não era visto com ameaça à ditadura, mas também não passou livre pelos "anos de chumbo". Sua maior rebeldia talvez tenha sido interpretar com tamanha entrega canções como "O que será", de Chico Buarque, em 1977. A série de programas A música e a censura foi produzida pela Rádio Nacional FM de Brasília, com sonoplastia de Gabriel Pinheiro e Marcos Tavares e produção e edição de Heloísa Fernandes.

Apresentação Marli Arboléia

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

object(stdClass)#97 (12) { ["nid"]=> string(6) "159388" ["node_created"]=> string(10) "1368833236" ["node_vid"]=> string(6) "159406" ["node_title"]=> string(77) "A música e a censura: 'O que será', na interpretação de Milton Nascimento" ["node_data_field_sutia_field_sutia_value"]=> string(598) "

Milton Nascimento não era visto com ameaça à ditadura, mas também não passou livre pelos "anos de chumbo". Sua maior rebeldia talvez tenha sido interpretar com tamanha entrega canções como "O que será", de Chico Buarque, em 1977. A série de programas A música e a censura foi produzida pela Rádio Nacional FM de Brasília, com sonoplastia de Gabriel Pinheiro e Marcos Tavares e produção e edição de Heloísa Fernandes.

" ["node_data_field_sutia_field_sutia_format"]=> string(1) "1" ["node_type"]=> string(7) "materia" ["node_data_field_sutia_field_reporter_value"]=> string(30) "Apresentação Marli Arboléia" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_fid"]=> string(6) "161681" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_list"]=> string(1) "1" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_data"]=> string(6) "a:0:{}" ["node_sticky"]=> string(1) "0" }
baixar
17/05 20:21

Para driblar os censores durante a ditadura, Chico Buarque criou pseudônimos como Julinho da Adelaide e Leonel Paiva, e assim suas canções críticas e inteligentes, como 'Jorge Maravilha', conseguiram chegar ao grande público.

Apresentação Marli Arboléia

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

object(stdClass)#98 (12) { ["nid"]=> string(6) "159387" ["node_created"]=> string(10) "1368832886" ["node_vid"]=> string(6) "159405" ["node_title"]=> string(56) "A música e a censura: Jorge Maravilha, de Chico Buarque" ["node_data_field_sutia_field_sutia_value"]=> string(276) "

Para driblar os censores durante a ditadura, Chico Buarque criou pseudônimos como Julinho da Adelaide e Leonel Paiva, e assim suas canções críticas e inteligentes, como 'Jorge Maravilha', conseguiram chegar ao grande público.

" ["node_data_field_sutia_field_sutia_format"]=> string(1) "1" ["node_type"]=> string(7) "materia" ["node_data_field_sutia_field_reporter_value"]=> string(30) "Apresentação Marli Arboléia" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_fid"]=> string(6) "161680" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_list"]=> string(1) "1" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_data"]=> string(6) "a:0:{}" ["node_sticky"]=> string(1) "0" }
baixar
16/05 19:06

Quando Gilberto Gil retornou do exílio em 1973, encontrou-se com Chico Buarque na Sexta-feira Santa. A parceria rendeu a canção "Cálice", que explora a sonoridade e o duplo sentido da palavra. O cantor Milton Nascimento participou da mais famosa interpretação da obra. A série de programas A música e a censura foi produzida pela Rádio Nacional FM de Brasília, com produção e edição de Heloísa Fernandes e sonoplastia de Gabriel Pinheiro e Marcos Tavares.

Apresentação Marli Arboléia

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

object(stdClass)#96 (12) { ["nid"]=> string(6) "159339" ["node_created"]=> string(10) "1368742018" ["node_vid"]=> string(6) "159357" ["node_title"]=> string(73) "A música e a censura: "Cálice", na interpretação de Milton Nascimento" ["node_data_field_sutia_field_sutia_value"]=> string(613) "

Quando Gilberto Gil retornou do exílio em 1973, encontrou-se com Chico Buarque na Sexta-feira Santa. A parceria rendeu a canção "Cálice", que explora a sonoridade e o duplo sentido da palavra. O cantor Milton Nascimento participou da mais famosa interpretação da obra. A série de programas A música e a censura foi produzida pela Rádio Nacional FM de Brasília, com produção e edição de Heloísa Fernandes e sonoplastia de Gabriel Pinheiro e Marcos Tavares.

" ["node_data_field_sutia_field_sutia_format"]=> string(1) "1" ["node_type"]=> string(7) "materia" ["node_data_field_sutia_field_reporter_value"]=> string(30) "Apresentação Marli Arboléia" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_fid"]=> string(6) "161627" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_list"]=> string(1) "1" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_data"]=> string(6) "a:0:{}" ["node_sticky"]=> string(1) "0" }
baixar
16/05 18:51

Composta por Chico Buarque, a canção "Apesar de você" é uma crítica ao governo de Emília Garrastazu Médici, mas conseguiu passar pela censura da época. Só depois de lançado, o LP foi recolhido das lojas e as faixas inutilizadas nas rádios. A série de programas A música e a censura foi produzida pela Rádio Nacional FM de Brasília, com produção e edição de Heloísa Fernandes e sonoplastia de Gabriel Pinheiro e Marcos Tavares.

Apresentação Marli Arboléia

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

object(stdClass)#95 (12) { ["nid"]=> string(6) "159338" ["node_created"]=> string(10) "1368741083" ["node_vid"]=> string(6) "159356" ["node_title"]=> string(84) "A música e a censura: "Apesar de você" passou pelos censores como canção de amor" ["node_data_field_sutia_field_sutia_value"]=> string(696) "

Composta por Chico Buarque, a canção "Apesar de você" é uma crítica ao governo de Emília Garrastazu Médici, mas conseguiu passar pela censura da época. Só depois de lançado, o LP foi recolhido das lojas e as faixas inutilizadas nas rádios. A série de programas A música e a censura foi produzida pela Rádio Nacional FM de Brasília, com produção e edição de Heloísa Fernandes e sonoplastia de Gabriel Pinheiro e Marcos Tavares.

" ["node_data_field_sutia_field_sutia_format"]=> string(1) "1" ["node_type"]=> string(7) "materia" ["node_data_field_sutia_field_reporter_value"]=> string(30) "Apresentação Marli Arboléia" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_fid"]=> string(6) "161626" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_list"]=> string(1) "1" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_data"]=> NULL ["node_sticky"]=> string(1) "0" }
baixar
16/05 14:03

O Brasil ocupa o terceiro lugar na lista dos locais mais perigosos para a atuação de jornalistas, perdendo apenas para a Somália e Paquistão, e empatando com a Síria. O levantamento foi feito pelo Comitê de Proteção de Jornalistas e divulgado em abril deste ano. A repórter Maíra Heinen, da Rádio Nacional da Amazônia, entrevistou profissionais que foram perseguidos, censurados e processados. Eles contam como é a rotina de trabalho no Norte do país, onde a liberdade de imprensa ainda vive sob ameaça.

Maíra Heinen

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

object(stdClass)#94 (12) { ["nid"]=> string(6) "159322" ["node_created"]=> string(10) "1368723791" ["node_vid"]=> string(6) "159340" ["node_title"]=> string(72) "Regiões Norte e Nordeste lideram casos de violência contra jornalistas" ["node_data_field_sutia_field_sutia_value"]=> string(915) "

O Brasil ocupa o terceiro lugar na lista dos locais mais perigosos para a atuação de jornalistas, perdendo apenas para a Somália e Paquistão, e empatando com a Síria. O levantamento foi feito pelo Comitê de Proteção de Jornalistas e divulgado em abril deste ano. A repórter Maíra Heinen, da Rádio Nacional da Amazônia, entrevistou profissionais que foram perseguidos, censurados e processados. Eles contam como é a rotina de trabalho no Norte do país, onde a liberdade de imprensa ainda vive sob ameaça.

" ["node_data_field_sutia_field_sutia_format"]=> string(1) "1" ["node_type"]=> string(7) "materia" ["node_data_field_sutia_field_reporter_value"]=> string(13) "Maíra Heinen" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_fid"]=> string(6) "161607" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_list"]=> string(1) "1" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_data"]=> NULL ["node_sticky"]=> string(1) "0" }
baixar
15/05 16:41

Taiguara foi um dos músicos brasileiros que mais lutaram contra a repressão da ditadura. Teve dois discos inteiros censurados e a família perseguida. Só conseguiu ter sua obra liberada pela censura em 1982. A canção "Que as crianças cantem livres" é uma de suas mais bonitas composições. A série de programas A música e a censura foi produzida pela Rádio Nacional FM de Brasília, com produção e edição de Heloísa Fernandes e sonoplastia de Gabriel Pinheiro e Marcos Tavares.

Apresentação Marli Arboléia

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

object(stdClass)#93 (12) { ["nid"]=> string(6) "159289" ["node_created"]=> string(10) "1368646919" ["node_vid"]=> string(6) "159307" ["node_title"]=> string(64) "A música e a censura: Taiguara só teve a obra liberada em 1982" ["node_data_field_sutia_field_sutia_value"]=> string(660) "

Taiguara foi um dos músicos brasileiros que mais lutaram contra a repressão da ditadura. Teve dois discos inteiros censurados e a família perseguida. Só conseguiu ter sua obra liberada pela censura em 1982. A canção "Que as crianças cantem livres" é uma de suas mais bonitas composições. A série de programas A música e a censura foi produzida pela Rádio Nacional FM de Brasília, com produção e edição de Heloísa Fernandes e sonoplastia de Gabriel Pinheiro e Marcos Tavares.

" ["node_data_field_sutia_field_sutia_format"]=> string(1) "1" ["node_type"]=> string(7) "materia" ["node_data_field_sutia_field_reporter_value"]=> string(30) "Apresentação Marli Arboléia" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_fid"]=> string(6) "161571" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_list"]=> string(1) "1" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_data"]=> NULL ["node_sticky"]=> string(1) "0" }
baixar
15/05 16:26

Gilberto Gil sempre mostrou posicionamento político claro contra a ditadura, e a canção Geléia Geral, parceria do compositor baiano com o piauiense Torquato Neto, acabou provocando a ira dos censores e levando Gil à prisão, e posteriormente ao exílio. A série de programas A música e a censura foi produzida pela Rádio Nacional FM de Brasília, com produção e edição de Heloísa Fernandes e sonoplastia de Gabriel Pinheiro e Marcos Tavares.

Apresentação Marli Arboléia

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

object(stdClass)#92 (12) { ["nid"]=> string(6) "159288" ["node_created"]=> string(10) "1368646005" ["node_vid"]=> string(6) "159306" ["node_title"]=> string(64) "A música e a censura: Geléia Geral leva Gil à prisão em 1968" ["node_data_field_sutia_field_sutia_value"]=> string(593) "

Gilberto Gil sempre mostrou posicionamento político claro contra a ditadura, e a canção Geléia Geral, parceria do compositor baiano com o piauiense Torquato Neto, acabou provocando a ira dos censores e levando Gil à prisão, e posteriormente ao exílio. A série de programas A música e a censura foi produzida pela Rádio Nacional FM de Brasília, com produção e edição de Heloísa Fernandes e sonoplastia de Gabriel Pinheiro e Marcos Tavares.

" ["node_data_field_sutia_field_sutia_format"]=> string(1) "1" ["node_type"]=> string(7) "materia" ["node_data_field_sutia_field_reporter_value"]=> string(30) "Apresentação Marli Arboléia" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_fid"]=> string(6) "161570" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_list"]=> string(1) "1" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_data"]=> NULL ["node_sticky"]=> string(1) "0" }
baixar
15/05 13:37

Quando o poder econômico fala mais alto, a liberdade de expressão e de pensamento correm riscos. Por isso, a Constituição Brasileira proíbe o monopólio e o oligopólio nos meios de comunicação por empresas do setor. No spot produzido pelas Rádios EBC para a Semana do Proibido, o diretor e dramaturgo João das Neves afirma que os interesses econômicos promovem uma censura velada na mídia, que influencia o comportamento da população.

Apresentação Mário Sartorello e Élida Fernandes

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

object(stdClass)#91 (12) { ["nid"]=> string(6) "159275" ["node_created"]=> string(10) "1368635854" ["node_vid"]=> string(6) "159293" ["node_title"]=> string(62) "Interesses econômicos são ameaça à liberdade de expressão" ["node_data_field_sutia_field_sutia_value"]=> string(562) "

Quando o poder econômico fala mais alto, a liberdade de expressão e de pensamento correm riscos. Por isso, a Constituição Brasileira proíbe o monopólio e o oligopólio nos meios de comunicação por empresas do setor. No spot produzido pelas Rádios EBC para a Semana do Proibido, o diretor e dramaturgo João das Neves afirma que os interesses econômicos promovem uma censura velada na mídia, que influencia o comportamento da população.

" ["node_data_field_sutia_field_sutia_format"]=> string(1) "1" ["node_type"]=> string(7) "materia" ["node_data_field_sutia_field_reporter_value"]=> string(51) "Apresentação Mário Sartorello e Élida Fernandes" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_fid"]=> string(6) "161556" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_list"]=> string(1) "1" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_data"]=> NULL ["node_sticky"]=> string(1) "0" }
baixar
Divulgar conteúdo