Ucranianos protestam contra novas leis

19/01/2014 - 16h01

Da Agência Brasil*

Brasília – Milhares de ucaranianos participam hoje (19) de manifestação contra a aprovação de novas leis que reforçam sanções contra os manifestantes. Cerca de 200 mil pessoas participam do ato perto da sede do governo, segundo informações da Agência Lusa.

As novas leis, aprovadas pelo presidente Viktor Ianukovitch, introduzem ou reforçam as sanções contra os manifestantes e obrigam, tal como na Rússia, as organizações não governamentais (ONG), que têm financiamento de outros países, se registrarem como “agentes estrangeiros”.

Este termo, aplicado aos adversários da era estalinista, ressurgiu na legislação russa em 2012, após uma onda de desafios durante o governo do presidente Vladimir Putin. Diversos países alertaram as autoridades ucranianas sobre o uso indevido do termo.

De acordo com a Agência Lusa, manifestantes e a polícia entraram em confronto e, pelo menos, duas pessoas ficaram feridas. O confronto começou após manifestantes tentarem romper um cordão policial, próximo à sede do Executivo. Um dos carros da polícia foi incendiado, conforme a agência. Os manifestantes lançaram bombas caseiras e a polícia reagiu com gás lacrimogêneo.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil