Militares acusados de tortura serão ouvidos pela Comissão da Verdade do Rio

30/09/2013 - 13h43

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil
 
Rio de Janeiro - Três militares da reserva foram intimados a prestar depoimentos à Comissão da Verdade sobre as torturas que levaram à morte o preso político Mário Alves, em janeiro de 1970, nas dependências do Destacamento de Operações de Informações-Centro de Defesa Interna (DOI-Codi), no 1º Batalhão da Polícia do Exército, na zona norte.

Os depoimentos dos então tenentes Luiz Mário Correia Lima, Dulene Garcez e Armando Avólio Filho estão marcados para quarta-feira (2), às 10h, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro, no centro da capital. Também está prevista a participação de ex-presos políticos que estiveram no DOI-Codi na época em que os militares intimados eram lotados naquele órgão.

Dois dos militares convocados já haviam sido intimados para uma audiência pública sobre o mesmo assunto no dia 14 de agosto, mas não compareceram. De acordo com a Comissão da Verdade, caso eles faltem mais uma vez, serão conduzidos de forma coercitiva a uma terceira audiência que deverá ser marcada.

Na audiência de 14 de agosto, apenas o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, Valter Jacarandá, foi ouvido. Ele admitiu a prática de tortura nos interrogatórios no DOI-Codi.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil