Assad agradece apoio da Rússia ante “ataque feroz” contra Síria

18/09/2013 - 14h50

Da Agência Brasil *

Brasília – O presidente sírio Bashar Al Assad agradeceu hoje (18) à Rússia pelo apoio a seu país ante “o ataque feroz de que foi alvo”, ao receber, em Damasco, capital da Síria, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Riabkov. A informação foi noticiada pela televisão estatal síria.

A posição russa, contrária à ameaça de ataques à Síria, pode contribuir nas negociações pela paz, disse Assad. “A posição russa sobre a crise síria suscita a esperança de um novo equilíbrio mundial”, acrescentou o presidente sírio.

Riabkov, que chegou a Damasco na terça-feira à noite (17), disse que os inspetores das Nações Unidas (ONU) que investigaram o ataque com armas químicas de 21 de agosto nos arredores da capital foram parciais.

“Estamos decepcionados, é o mínimo que podemos dizer, sobre a atuação do secretário-geral da ONU [Ban Ki-moon] e dos inspetores das Nações Unidas que foram à Síria e que prepararam o relatório de forma seletiva e incompleta, sem ter em conta elementos que por diversas vezes assinalamos”, afirmou Riabkov.

A Síria nega o uso de armas químicas e acusa os rebeldes que combatem o regime há mais de dois anos e meio de usar armamento químico. O conflito fez mais de 110 mil mortos, 2 milhões de refugiados e 4 milhões de deslocados, segundo a ONU.

*Com informações da Agência Lusa    //   Edição:  Valéria Aguiar
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil