Manifestantes ligados a centrais sindicais fazem passeata no centro do Rio

30/08/2013 - 19h26

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Manifestantes ligados a centrais sindicais fazem dois atos públicos no centro do Rio. Em frente à Central do Brasil, um grupo ligado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Central Geral dos Trabalhadores (CGT) e à Força Sindical faz uma manifestação contra a aprovação do Projeto de Lei 4.330, que dispõe sobre a prestação de serviço terceirizado.

Na Avenida Rio Branco, uma segunda manifestação reúne integrantes de partidos de esquerda não alinhados ao governo federal, como PCB, PSTU e PSOL, e integrantes da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas). O objetivo principal dos manifestantes é dar apoio aos professores do município do Rio e do estado que estão em greve.

Os manifestantes planejam seguir até a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e depois finalizar o ato na Cinelândia. No mesmo local, uma outra manifestação foi marcada pelas redes sociais por integrantes dos movimentos Anonymous e Black Bloc em oposição à passeata dos sindicalistas.

A Polícia Militar e integrantes da Guarda Municipal acompanham a passeata dos sindicalistas, que bloqueou o trânsito na Avenida Rio Branco e na faixa lateral da Avenida Presidente Vargas. As lojas permanecem abertas na Avenida Rio Branco e algumas agências bancárias se protegeram colocando tapumes nas vidraças. A manifestação permanece pacífica até o momento.

Protestos de entidades sindicais ocorreram hoje em cidades de vários estados.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil