Polícia do Rio revista manifestantes e distribui panfletos contra violência em protestos

14/08/2013 - 19h36

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os manifestantes que estão concentrados na Praça São Salvador, no bairro de Laranjeiras, zona sul do Rio, estão sendo revistados por policias militares (PMs), que também distribuem panfletos contra o uso de armas e a prática de violência. Os ativistas se preparam para iniciar uma passeata em direção ao Palácio Guanabara, sede do governo fluminense.

Os policiais pertencem ao Grupamento de Policiamento de Proximidade em Multidões (GPPM), criado recentemente com objetivo de mediar conflitos com manifestantes, na tentativa de evitar que os protestos descambem para a violência. "Eu também sou contra a violência praticada pelo Estado, mas também sou contra a violência contra o patrimônio público e a pequenos comerciantes", disse o tenente-coronel Mauro Andrade, comandante do GPPM. Pelo menos 100 PMs fazem o policiamento em torno da praça, que fica a três quadras do palácio do governo e foi palco recente de cenas de violência policial contra manifestantes.

Os ativistas pedem o impeachment do governador Sérgio Cabral, cobram a localização do pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido há exatamente um mês, no dia 14 de julho, na Rocinha, e defendem pautas como o passe livre no transporte e a desmilitarização da Polícia Militar. A marcha foi divulgada pelo grupo Anonymous e é formada por muitos integrantes do grupo Black Blocs.

Edição: Fábio Massalli // matéria atualizada às 18h51 para acréscimo de informação

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil