MPF denuncia policial civil que violou sigilo de investigações da Polícia Federal em São Paulo

16/07/2013 - 18h28

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O policial civil Jabis Ediberto Busqueti e o lobista Oswaldo Ferreira Filho, o Osvaldim, foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF), em Jales, pelo crime de violação de sigilo funcional. De acordo com a denúncia, Busqueti usou da sua condição de policial para obter informações sigilosas de um banco de dados da polícia.

As informações foram repassadas para Osvaldim, prejudicando as investigações da Polícia Federal sobre uma quadrilha que fraudava licitações para contratação de serviços de pavimentação asfáltico, conhecida como a Máfia do Asfalto. Se forem condenados os acusados podem pegar até doze anos de prisão.

Segundo o procurador da República Thiago Lacerda Nobre, responsável pelas investigações sobre a Máfia do Asfalto, o repasse de informações de Jabis para Osvaldim obrigou a Polícia Federal a mudar o trabalho investigativo. Uma das informações repassadas foi sobre um veículo que estava perto da casa de Osvaldim e que teria sido confirmado como da Polícia Federal por Jabis depois de acessar o banco de dados.

Em abril, o MPF deflagrou a Operação Fratelli que denunciou 19 integrantes da organização criminosa.que fraudava licitações para a contratação de serviços de pavimentação e recapeamento asfáltico para a prefeitura de Auriflama, no noroeste paulista. Os acusados, incluindo Oswaldim, respondem por formação de quadrilha, falsidade ideológica e fraude em licitação. As fraudes também ocorreram em mais 80 municípios da região, com os desvios totalizando quase R$ 1 bilhão.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil