Ministério lança cartilhas de prevenção da gripe aviária

26/06/2013 - 17h57

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento lançou duas cartilhas na internet para alertar passageiros em aeroportos e produtores sobre os riscos da gripe aviária. O material está disponível na página do ministério.

O material informa sobre sintomas da doença nas aves. Entre eles o aumento repentino da mortalidade dos animais em um período de 72 horas, e mudanças de comportamento, como “andar cambaleante” e a ave para de comer.

Segundo o ministério, o vírus se propaga por meio das secreções, excreções e o contato prolongado com animais infectados. A contaminação pode ocorrer também por meio de equipamentos, vestimentas, ração, água e outros objetos contaminados. Seres humanos podem ser afetados pelo vírus. A transmissão de uma pessoa para outra, no entanto, não foi constatada, de acordo com o ministério.

Em caso de suspeita, a recomendação é que o produtor isole a área e procure um veterinário do Serviço Estadual de Defesa Sanitária Animal ou da Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado. Além disso, o produtor pode entrar em contato com a ouvidoria do ministério pelo telefone 0800 704 1995. 

De acordo com o ministério, o Brasil ocupa a posição de maior exportador mundial de carne de frango. Em 2012, foram vendidos US$ 7,2 bilhões do produto para mais de 140 países.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil