Operadoras registraram picos de ligações e congestionamentos na Copa das Confederações

18/06/2013 - 20h52

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou hoje (18) que os quatro primeiros jogos da Copa das Confederações, em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte registraram um uso intenso dos serviços de telefonia. Segundo a entidade, houve alguns momentos de pico de ligações e congestionamentos esporádicos nos serviços de internet móvel.

No jogo de abertura, no Estádio Nacional Mané Garrincha, no sábado (15), a entidade verificou que foram completadas mais de 90 mil ligações entre as 14h e as 18h. O levantamento das atividades do sistema indoor evidenciou dois momentos de pico de chamadas: antes da cerimônia de abertura e no final da partida.

Segundo a entidade, o maior volume de dados trafegados em Brasília ficou concentrado na tecnologia 3G, com congestionamentos momentâneos. Cerca de 300 mil comunicações de dados foram feitas no período, incluindo envio de e-mails, fotos e mensagens multimídia. Em Brasília, a nova tecnologia 4G apresentou uso acima do esperado: cerca de 60 mil comunicações de dados no mesmo período.

A reportagem da Agência Brasil esteve no jogo de sábado e conversou com torcedores que relataram dificuldades em usar os serviços de telefonia móvel, especialmente a internet 3G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já avisou que, se forem constatadas irregularidades tecnicamente não justificáveis pelas prestadoras dos serviços, com impacto sobre seus indicadores de qualidade, há possibilidade de instauração de processos administrativos, com aplicação de sanções.

No jogo entre as seleções do México e da Itália, no Maracanã, domingo (16), o uso dos serviços de voz e dados em 3G também foi elevado, ocupando toda a banda disponível e apresentando congestionamentos esporádicos no serviço de dados, segundo o SindiTelebrasil. Na partida, no Rio de Janeiro, foi observado funcionamento satisfatório da tecnologia 2G, mesmo no horário de maior tráfego, enquanto a 4G operou também com grande folga de capacidade.

Na Arena Pernambuco, que sediou o jogo entre Espanha e Uruguai, também no domingo (16), o uso dos serviços móveis foi distribuído entre as tecnologias 2G e 3G, com baixa uso da 4G. E no jogo entre Taiti e Nigéria, ontem (17), no Mineirão, os serviços de voz e dados em 3G funcionaram sem problemas.

“O SindiTelebrasil ressalta que as prestadoras continuarão trabalhando para completar a instalação da cobertura indoor nos seis estádios da Copa das Confederações e também nos estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo”, diz nota da entidade.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil