Ameaça de tsunami põe região oriental da Rússia em alerta

24/05/2013 - 9h04

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades da Rússia emitiram hoje (24) alerta de tsunami na região de Sacalina e nas Ilhas Curilas, no extremo oriente do país. Nas duas áreas vivem cerca de 700 mil pessoas de várias etnias, sendo que a russa é uma delas. O alerta foi emitido devido à passagem de um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter, que causou impactos no Mar de Okhotsk.

O Ministério das Situações de Emergência da Rússia apelou, em comunicado, aos habitantes daquelas regiões para que abandonem a zona costeira e procurem refúgio nas áreas mais elevadas.

A expressão tsunami é usada para definir uma série de ondas gigantes, causadas pelo deslocamento de grande volume no mar ou em um lago. O fenômeno ocorre, em geral, como consequência de sismos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas, deslizamentos de terra e movimentos de massa.

Segundo especialistas, condições meteorológicas, como depressões profundas que provocam ciclones tropicais podem gerar uma tempestade, chamada meteotsunami, o que pode elevar as marés a vários metros acima do nível normal.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil