Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC
Bogotá - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje (13) uma estratégia do governo para garantir a segurança pública no país. Segundo Maduro, o chamado Plano Pátria Segura será executado por cerca de 3 mil funcionários da Força Armada Nacional Bolivariana (Fanb).
A Venezuela é considerada um dos países mais violentos da América do Sul. Só no primeiro trimestre deste ano, foram registrados 3.400 homicídios no país. Segundo o governo, a taxa de homicídios no ano passado foi 54 mortes por 100 mil habitantes. Diminuir a violência é um dos principais desafios do presidente, empossado há menos de um mês no cargo.
Durante o lançamento do plano, Maduro disse que decidiu lutar para construir uma pátria segura. “Os venezuelanos e venezuelanas podem saber que tem aqui um presidente para apoiá-los, independentemente de diferenças ideológicas”, disse.
De acordo com o presidente, os militares da Fanb serão enviados os departamentos de Sucre e Baruta, considerados os mais perigosos do país. O plano de segurança prevê a criação de 500 pontos de atenção ao cidadão e também ampliar a ação ostensiva da polícia, com patrulhamento nas ruas.
*Com informações da TV Multiestatal Telesur
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil