Sesc e Senac promovem ações para internas de complexo penitenciário no Rio

26/02/2013 - 13h57

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Sesc) promovem hoje (26) e amanhã (27) uma série de ações sociais para as mais de 800 detentas da Penitenciária Nelson Hungria e da Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, ambas no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio.

A estimativa do Senac é atender cerca de 200 mulheres, que terão oportunidade de fazer cursos de corte de cabelos e de modelagem com escova. A iniciativa faz parte do projeto Liberdade Qualificada, uma parceria do Senac com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), estabelecida em novembro do ano passado, para oferecer qualificação profissional às detentas.

De acordo com a gerente de Responsabilidade Social do Senac, Ana Paula Nunes, o objetivo dessas ações é levantar a autoestima das detentas e oferecer a elas melhor perspectiva de futuro. "Nosso intuito é dar coragem a essas mulheres”.

Os coordenadores dos cursos são ex-alunos do programa Senac nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). “Com essa integração social nós podemos dar autoestima para que essas mulheres possam seguir em frente no seu processo de reinserção na sociedade", disse Ana.

O Programa Sesc na Comunidade, que visa melhorar a qualidade de vida da população, presta informações sobre tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis e autoexame de mamas, além de fornecer serviços de saúde como medição de pressão arterial e de glicose. A previsão é atender todas as internas das duas instituições. O projeto também oferece oficinas de geração de renda com foco em sustentabilidade.

"Vamos promover inúmeras atividades nos mais diversos segmentos. Essa parceria serve justamente para isso. O Sesc insere essas pessoas na sociedade através dessas ações, e o Senac as capacita para uma vida melhor quando deixarem a prisão", disse a gerente de Responsabilidade Social Corporativa do Sesc, Helen Pedroso.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil