Novo ministro do Supremo ainda não foi escolhido, diz Cardozo

26/02/2013 - 21h16

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (26) que o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não foi escolhido pela presidenta Dilma Rousseff. O selecionado irá ocupar vaga deixada pelo sergipano Carlos Ayres Britto, aposentado compulsoriamente no ano passado ao completar 70 anos.

“Não tem nome definido. Acho que a presidenta, para nomear ministro do STF, exige muita avaliação e ponderação. O Brasil tem muitos nomes gabaritados que podem ocupar esse posto, não é uma escolha fácil”, ressaltou Cardozo, em entrevista coletiva nesta tarde, ao deixar o Supremo.

Cardozo disse que a visita ao presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, teve dois motivos. O primeiro é um acordo com o Conselho Nacional de Justiça, também presidido por Barbosa, para reforçar a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Participou desta parte da reunião a ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci. Segundo Cardozo, o presindente do CNJ é "bastante sensível" ao tema e o documento deve ser redigido em breve.

Outro assunto tratado foi a articulação do Terceiro Pacto Republicano entre os Três Poderes, com o objetivo de melhorar a prestação da Justiça. O acordo começou a ser costurado ainda na gestão de Cezar Peluso, em 2010, mas não houve clima político para a conclusão das tratativas. Cardozo não adiantou os principais pontos do novo acordo, alegando que o projeto ainda está em discussão inicial.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil