Consumo de energia em janeiro aumenta 5,4% no geral mas cai 2% na indústria

26/02/2013 - 18h39

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O consumo de energia elétrica no país subiu 5,4% em janeiro comparado com o mesmo mês de 2012. No sentido oposto, houve redução de 2% no consumo energético nas indústrias, influenciada principalmente pela desaceleração no setor minero-metalúrgico. Os dados foram divulgados hoje (26) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que apontou um consumo de 38.311 gigawatts-hora (GWh) em janeiro deste ano. Em 12 meses, o consumo foi superior a 450 mil GWh, em um aumento de 3,9% sobre igual período do ano anterior.

Um dos destaques foi a expansão do consumo residencial, que avançou 11,4% em janeiro de 2013 comparado a janeiro de 2012. Segundo a EPE, isso deveu-se à elevação das temperaturas, que provocaram forte aumento na demanda pelo uso intensivo de ar-condicionado. Nos setores comercial e de serviços houve aumento de 11,1%, também impulsionado pelo uso maior de refrigeração, principalmente em shopping centers.

Nas indústrias, a maior queda percentual ocorreu na Região Norte, com redução no consumo de 8,4%, principalmente com retração na indústria do alumínio. Na Zona Franca de Manaus, a redução foi 2,9% em janeiro. No Centro-Oeste, houve variação positiva de 1,8% na indústria, notadamente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já em Goiás, houve queda de 8,8%.

No Nordeste, o consumo industrial cresceu 1,4% em janeiro. No Sul, houve retração de 2% e no Sudeste o recuo na indústria foi 2,4 %, influenciado pelos resultados negativos de Minas Gerais e São Paulo. Apenas o Rio de Janeiro registrou crescimento no setor industrial, com 1,6%.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil